terça-feira, 23 de setembro de 2014

Por que Jesus ao invés de dividir o pão, não mandou todo mundo trabalhar?

As pessoas costumam utilizar a crítica de Paulo em 2 Tessalonicenses 3:10 para justificar que não é obrigação da igreja ajudar. Mas perceberam que a crítica de Paulo tem um direcionamento? Ele faz uma crítica aqueles que ficam ociosas e que se intrometem na vida alheia. TEM UM MOTIVO!
Jesus sempre ajudou, sempre dividiu o pão, que ele mesmo ensinou ser NOSSO. E não ajudou apenas os de dentro, mas os de fora! Lembram da parábola do bom Samaritano? É meu amigo, não tem desculpa. A carta de Tiago? Que fala que a fé sem obras é morta:

"De que adianta, meus irmãos, alguém dizer que tem fé, se não tem obras? Acaso a fé pode salvá-lo?
Se um irmão ou irmã estiver necessitando de roupas e do alimento de cada dia e um de vocês lhe disser: "Vá em paz, aqueça-se e alimente-se até satisfazer-se", sem porém lhe dar nada, de que adianta isso? Assim também a fé, por si só, se não for acompanhada de obras, está morta. Mas alguém dirá: "Você tem fé; eu tenho obras". Mostre-me a sua fé sem obras, e eu lhe mostrarei a minha fé pelas obras. Você crê que existe um só Deus? Muito bem! Até mesmo os demônios crêem — e tremem!"
Tiago 2:14-19


E o comunitarismo vivido pela igreja primitiva? Que dividiram tudo de acordo com a necessidade de cada um. Isso sem contar com o comunitarismo judaico do antigo testamento, que falarei em algum outro texto. Não adianta querer justificar. Justiça (social) faz parte do caráter de Deus, a piedade, o amor para com outro é reflexo do nosso relacionamento com Deus. Recebemos tudo pela graça e assim também devemos compartilhar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário